São Paulo, sexta-feira, 31 de maio de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Judeus russos ganham força

CLÓVIS ROSSI
DO ENVIADO ESPECIAL

Os imigrantes russos tornaram-se um novo pólo político em Israel: seu partido (Israel Balyia, ou Imigração) obteve sete vagas no Parlamento, já na estréia.
Razão básica: organização e um líder carismático, Natan Sharansky, um dos mais famosos dissidentes do comunismo soviético.
A organização é decorrência de fenômeno raro entre imigrantes: trata-se de um grupo de qualificação e nível educacional elevados.
Se estão deslocados na sociedade israelense, é apenas pelos números impressionantes da imigração após a queda do comunismo: 700 mil migraram desde então, quando, antes, os imigrantes russos eram apenas 200 mil. É comum ver engenheiros trabalhando como garçons em hotéis de luxo.
O partido de Sharansky nasceu exatamente da luta por habitação e melhores condições de vida, mas, agora, passa a ter papel político.
O líder dos imigrantes aceita negociar "com qualquer primeiro-ministro". E ambos os candidatos parecem ansiosos para fazê-lo.
"Desliguei meu celular, mas todos os partidos ligaram para mim", comemora Sharansky.
(CR)

Texto Anterior: Noite variou da festa à decepção para os partidos
Próximo Texto: Direita mantém slogan radical
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.