São Paulo, sábado, 1 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Causa ainda é desconhecida

DA SUCURSAL DO RIO

A demora em identificar o microorganismo causador dos casos de diarréia na clínica Santa Genoveva pode causar o agravamento do quadro clínico dos pacientes.
"Já se falou que a contaminação é pela bactéria shigella, mas ainda não há nenhum exame que confirme isso. Podem estar sendo usados medicamentos ineficazes, o que aumentaria os riscos de vida."
Os exames começaram a ser feitos ontem no Instituto Municipal Jorge Vatsman, e a previsão da Secretaria Municipal da Saúde é que os resultados sejam divulgados a partir de quarta-feira.
Foram recolhidas amostras da água da clínica e de alimentos. Os pacientes também foram submetidos ontem a exames de fezes.
A demora nos exames intrigou o bacteriologista. "Vários pacientes já tiveram a doença na clínica. Os testes já poderiam ter sido feitos." Só a partir da identificação é possível definir qual antibiótico usar.
O bacteriologista disse que a transmissão da bactéria shigella é feita pelas fezes. Em locais sem tratamento de esgoto, pode contaminar a água. A shigella fica no intestino grosso. Os primeiros sintomas são febre, mal-estar, dores abdominais e diarréia aquosa.
Depois, a bactéria causa ulcerações e até hemorragias.

Texto Anterior: Idoso culpa clínica por amputação de perna
Próximo Texto: Diretor-técnico pede demissão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.