São Paulo, sábado, 1 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rivais adiam negociações

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A retomada de negociações entre os separatistas da Tchetchênia e o governo russo foi adiada ontem, depois de incidentes entre as tropas rivais.
O cessar-fogo, assinado na segunda-feira em Moscou durante visita do líder dos rebeldes, Zelimkham Iandarbiev, entraria em vigor a 0h de hoje (17h de ontem no Brasil).
O cessar-fogo na Tchetchênia é considerado vital para a reeleição do presidente Boris Ieltsin.
Os tchetchenos disseram ter sido atacados por tropas russas em Chali, 30 km ao sul de Grozni, capital da república separatista. A cidade estava cercada pelos soldados russos.
Segundo um porta-voz rebelde, os separatistas responderam ao fogo e o comandante local consultou Iandarbiev sobre a possibilidade de lançar uma ofensiva contra os russos.
A agência de notícias russa "Itar-Tass" afirmou que um dos principais comandantes rebeldes, Ruslan Tsakaiev, foi morto no ataque a Chali. A informação não foi confirmada.
Segundo os russos, quatro militares das tropas federais foram feridos em Chali. O confronto teria começado quando soldados checavam documentos de pessoas que circulavam pela cidade.
Segundo testemunhas, as forças russas também realizaram prisões em Chali e em vilarejos da região.

Texto Anterior: Ieltsin anuncia programa de governo
Próximo Texto: Sinn Fein registra votação recorde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.