São Paulo, domingo, 2 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Achavam que tinha sotaque'

ANDRÉ MUGGIATI
DA AGÊNCIA FOLHA

O comerciante Saul Moranche Ramirez tem documentos brasileiros tirados há cinco anos. "Já votei várias vezes", declarou. Ele vive em Benjamin Constant (AM).
Ramirez afirma ter nascido no Brasil, embora tenha sido criado em uma cidade da costa do Peru. Ele diz que tentou tirar os documentos brasileiros três vezes antes de ter sucesso. "Eles achavam que eu tinha sotaque", afirmou.
O comerciante peruano Armando Sanchez vive na cidade há nove anos. Sanchez disse ter nascido em Iquitos, cidade na Amazônia peruana. Seu RG brasileiro, entretanto, aponta como local de nascimento Tabatinga (AM).
Ele tem também título de eleitor e carteira de trabalho brasileiros.
Sanchez é casado com brasileira e tem dois filhos nascidos no país. "Vim para o Brasil porque a situação no meu país estava muito ruim. Não havia empregos nem oportunidades", disse.
Em Benjamin Constant, possui uma pequena venda no mercado municipal, localizado no porto do rio Solimões. A maioria das lojas do local é de propriedade de peruanos.

Texto Anterior: Peruanos engrossam eleitorado do AM
Próximo Texto: PF suspeita de elo com tráfico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.