São Paulo, domingo, 2 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVES; CÂNCER; A PALAVRA; ESTRESSE; FUMO; PESO; FÍSICA; AMBIENTE

AVES
Tentar salvar aves aquáticas que se sujaram de óleo ou petróleo derramado por grandes navios pode não ser um bom negócio, segundo o ornitólogo norte-americano Brian Sharp. O pesquisador, que estudou cerca de 2.000 aves marinhas, descobriu que apenas 10% a 20% delas "sobrevivem" à lavagem das penas.

CÂNCER
Pequenas doses de aspirina podem reduzir os riscos de câncer de colo, segundo cientistas da Universidade de Tucson (EUA). Estudos indicaram que doses diárias de 80 miligramas do medicamento podem reduzir os riscos entre 40% e 50%. "Depois de anos de uso, a aspirina parece reduzir o risco de tumor", disse o pesquisador David Alberts. Os efeitos benéficos aparecem após nove anos de ingestão da droga.

A PALAVRA
"O enigma não existe. Se a questão pode ser colocada no todo, também pode ser respondida."
Ludwig Wittgenstein (1889-1951), filósofo austríaco

ESTRESSE
O estresse na infância pode levar ao alcoolismo na idade adulta, afirmou Paul Plotsky, da Emory University (EUA). Os hormônios do estresse, como os glicocorticóides, liberados, por exemplo, quando o filho é separado da mãe, produzem mudanças permanentes no funcionamento das células cerebrais. Em experimentos feitos com camundongos, descobriu-se que essas alterações desencadeiam depressão e uma tendência ao alcoolismo.

FUMO
Pessoas que param de fumar e voltam a fazê-lo têm mais problemas nos pulmões do que os fumantes típicos, segundo estudo da Universidade do Arizona (EUA). Os cientistas acompanharam 477 homens e mulheres, que fizeram um teste para avaliar quanto ar inspiram e expiram. Os fumantes apresentaram pulmões com maior capacidade funcional do que aqueles que voltaram a fumar.

PESO
Homens muito obesos ou muito magros têm maior chance de morrer de forma prematura, segundo estudo do Instituto de Saúde Pública e Proteção Ambiental (Holanda). Os cientistas analisaram cerca de 50 mil pessoas entre 30 e 54 anos. O risco de morte foi 150% maior nos muito obesos e 250% maior nos excessivamente magros.

FÍSICA
Dos Ritmos ao Caos, de Pierre Bergé, Yves Pomeau e Monique Dubois-Gance. Trad. Roberto Leal Ferreira. Ed. Unesp (av. Rio Branco, 1.210, São Paulo, SP, CEP 01206-904, tel. 011/223-9560). 301 págs. R$ 27,00.
Os autores propõem a revisão das bases do que se convencionou chamar teoria do caos.

AMBIENTE
A Ecologia do Desenvolvimento Humano: Experimentos Naturais e Planejados, de Urie Bronfenbrenner. Trad. Maria Adriano Veríssimo Veronese. Editora Artes Médicas Sul (av. Jerônimo de Ornelas, 670, Porto Alegre, RS, CEP 90040-340, tel. 051/330-3444). 267 págs. R$ 33,00.
O professor de Desenvolvimento Humano da Universidade Cornell discute a psicologia do desenvolvimento sob uma ótica ecológica.

Texto Anterior: O que são cromossomos?
Próximo Texto: Garoto perde metade do cérebro, volta a falar e a frequentar a escola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.