São Paulo, segunda-feira, 3 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O fim do mundo

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Enéas foi uma descoberta de Jô Soares. O humorista ligou avisando, entusiasmado, antes mesmo de jogar a entrevista no ar, durante a campanha que elegeria Collor.
Enéas é um comediante de talento, também ele.
Na campanha que elegeu FHC, perdeu um pouco da graça, com a revelação dos dotes também para o fascismo. Mas foi o velho e engraçado Enéas que reapareceu, em cadeia de TV.
Na sequência de uma chamada da Globo, para o "capítulo inédito do Fim do Mundo", surgiu a silhueta tão conhecida, com um mapa do Brasil e a 5ª Sinfonia de Beethoven gritando ao fundo. Algumas passagens:
- Com as indústrias quebrando, o desemprego aumentando, mais crianças nas ruas!, os pobres morrendo de fome!, o governo está conduzindo o nosso povo, qual manada de búfalos, para o precipício e a escravidão!
- Eu tenho coragem de enfrentar o poder constituído, esse monstro que é servo do sistema financeiro internacional e que está entregando todo o nosso patrimônio para os donos do mundo!
- ... a coragem de enfrentar esse gigantesco "octopus" cujos tentáculos está sugando todas as riquezas de nossa pátria! Meu nome é Enéas!
Que Max Nunes que nada. Enéas é o melhor texto da comédia nacional.
A bonita Márcia
Primeiro Leonardo Pareja, agora "a bonita Márcia e seu namorado".
No Fantástico, com os dois jovens "de classe média que sequestraram uma menina de 14 anos", prosseguiu ontem a paixão nacional pela marginalidade. Mas, bem entendido, desde que seja de brancos e de classe média.
Na bala
O PSDB é outro, no Nordeste. De um registro da CBN, sobre a convenção tucana em Teresina, no Piauí:
- O vereador pode não ter o nome homologado. E já disse: vai resolver na bala.

Texto Anterior: Deputados zelam por 'distritos informais'
Próximo Texto: Para PFL, FHC federaliza disputa em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.