São Paulo, segunda-feira, 3 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mato Grosso criará reserva extrativista

MYRIAN VIOLETA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O governador Dante de Oliveira, 44, anunciou a assinatura nesta semana de decreto que transformará 59 mil hectares de floresta amazônica do Mato Grosso na Reserva Extrativista Guariba Roosevelt.
A área fica em Aripuanã (a 993 km de Cuiabá). É quase 1,5 vez maior que a baía da Guanabara, no Rio de Janeiro.
Com a medida, as 50 famílias que vivem da extração de borracha, castanha e óleo de copaíba na área passam a ter todos os direitos como donas das terras, embora não possam vendê-las. A exploração será controlada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente.
Segundo o pesquisador Luis Carlos de Barros, 34, expedição do marechal Rondon e do ex-presidente americano Franklin Roosevelt foi a primeira a chegar à área.
"Antes, se acreditava que era preciso retirar o homem para conservar o local. Hoje, se constatou que a ocupação racional ajuda na conservação", afirmou Rafael Pinzon, 55, diretor do Programa de Reservas Extrativistas do Ibama.
Segundo o Ibama, 3.500 famílias vivem nas nove reservas extrativistas federais. Há outras 21 reservas estaduais, todas em Rondônia.

Texto Anterior: Adolescentes prostitutas vão aprender informática
Próximo Texto: Estudo acha agrotóxicos no leite de 42 mães
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.