São Paulo, segunda-feira, 3 de junho de 1996
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Anúncio de pastilha brinca com campanha de cigarros

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O filme começa com uma cena de cavalos galopando e um caubói sentado perto de uma fogueira, fumando. Parece mais um anúncio de cigarros. Parece, mas não é.
E isso logo fica evidente: o caubói começa a fumar e a tossir. A cena é interrompida por um letreiro com a frase: "A sua saúde adverte: contra tosse e irritação na garganta, pastilhas Benalet."
Esse é o enredo do primeiro anúncio de televisão de uma marca de pastilhas fabricadas pelo laboratório nacional Ache.
Cerca de US$ 2 milhões estão sendo investidos nessa campanha, que deverá ficar no ar por dois meses, com filmes, "spots" para rádio e material publicitário nos pontos-de-venda.
O filme do caubói é uma "brincadeira" com os anúncios de cigarros, segundo Celso Loducca, 36, presidente da Lowe Loducca, a agência publicitária que criou a campanha para as pastilhas.
Alto risco
Empresa e agência trabalham com a possibilidade de que fabricantes de cigarros entrem com pedido de suspensão da campanha no Conar, órgão regulador do mercado publicitário.
"Eu não recomendaria esse tipo de ação se trabalhasse para a indústria de cigarros, mas temos que admitir que é possível", diz Loducca, que fuma cigarros Marlboro, cuja campanha publicitária serviu evidentemente de inspiração para os anúncios das pastilhas Benalet.
Por isso, não se decidiu quando vai estrear o segundo filme da campanha. Tudo dependerá da reação -ou da ausência de reação- dos fabricantes de cigarro.
O segundo filme faz referência, por sua vez, à publicidade de bebidas geladas.
A campanha se baseou numa pesquisa que mostra que as duas principais causas de tosse e irritação na garganta são fumaça e "gelados" (bebidas geladas ou baixas temperaturas).

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