São Paulo, segunda-feira, 3 de junho de 1996 |
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Film Planet inaugura filial argentina
DANIEL BRAMATTI
Com investimento inicial de US$ 500 mil, a produtora já conta com clientes de peso -Coca-Cola, Visa, American Airlines e AT&T. A intenção da empresa é atender aos mercados brasileiro e norte-americano desde Buenos Aires, onde os custos de produção são 30% mais baixos, segundo a proprietária da empresa, a publicitária Flavia Moraes. "Buenos Aires oferece facilidades como locações sofisticadas por preços bem mais accessíveis que os de São Paulo, além de gente bonita e boa luz", diz ela. Com uma indústria cinematográfica razoavelmente desenvolvida, a Argentina oferece ainda equipamentos de qualidade superior em relação ao Brasil, principalmente para montagem e edição de som, comenta Flavia. A Film Planet também vai tirar partido do Mercosul. Alguns de seus principais clientes no Brasil, como Itaú, Sadia e DPZ, estão instalados na Argentina e são alvos prioritários de contratos locais. A integração permitirá, por exemplo, filmar em uma única locação versões diferentes do mesmo comercial -em espanhol e português, com elencos da Argentina e do Brasil. Saindo do Brasil Além de abrir filiais nos Estados Unidos e na Argentina, Flávia Moraes decidiu reduzir sua estrutura em São Paulo. "Era uma empresa muito grande para um único mercado. Tinha um custo mensal de US$ 100 mil. Hoje, tenho o mesmo custo fixo e opero em três mercados", afirma. Os gastos com comunicações entre as três bases de operação foram reduzidos graças à Internet -sempre que possível, o correio eletrônico substitui o telefone. Entretanto, os custos com viagens internacionais aumentaram significativamente. "Já foram aproximadamente 50 viagens desde o início do ano", diz Flavia. Texto Anterior: A crítica Próximo Texto: O brinquedo mundial Índice |
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