São Paulo, segunda-feira, 3 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fifa vai limitar candidatos a um país por continente

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A Fifa deverá restringir a um país por continente as inscrições para países que desejem organizar as Copas do Mundo após a de 2002.
O anúncio foi feito pelo suíço Joseph Blatter, secretário-geral da entidade que dirige o futebol no mundo, em entrevista publicada ontem pelo jornal "SonntagsBlick", da Suíça.
O objetivo da medida será evitar que rivalidades históricas acirrem a disputa pelo direito de organizar a Copa, como ocorreu no caso do Mundial de 2002.
Japão e Coréia do Sul, os dois candidatos, foram anunciados como co-patrocinadores pela Fifa na última sexta-feira. Os japoneses ocuparam militarmente a península da Coréia de 1910 a 1945.
Segundo o secretário-geral da Fifa, o co-patrocínio de Japão e Coréia do Sul para 2002 será uma exceção e não um precedente.
Ele descartou a possibilidade de a Coréia do Norte abrigar algumas partidas do Mundial, como era intenção dos sul-coreanos antes da decisão de sexta-feira. "Isso está fora de questão, porque são duas nações diferentes", afirmou.
Desapontamento
O presidente da Coréia do Sul, Kim Young-sam, classificou de "algo desapontadora" a decisão da Fifa de dividir a organização da Copa entre seu país e o Japão.
"A decisão, aparentemente com o objetivo de promover as relações de amizade entre a Coréia e o Japão, precisa e será respeitada, embora seja algo desapontadora para nosso povo, que fez o melhor possível para abrigar o evento sozinho", disse Kim.
Já o governo japonês preferiu ressaltar o aspecto positivo do co-patrocínio. "Não há nada errado em os dois países trabalharem para atingir um objetivo único", disse o primeiro-ministro Ryutaro Hashimoto.
Em várias cidades japonesas candidatas a abrigar jogos da Copa, no entanto, foram cancelados os festejos programados para o caso de escolha do Japão.
Em Seul, a capital sul-coreana, ao contrário, milhares de pessoas foram às ruas para comemorar a decisão da Fifa.

Texto Anterior: Romário não evita empate do Flamengo
Próximo Texto: Enquanto...
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.