São Paulo, terça-feira, 4 de junho de 1996
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Merenda e livro lideram queixas ao MEC

ELZA PIRES DE CAMPOS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Biscoitos com data vencida, merenda escolar que não chega às unidades e ônibus escolares usados pelas prefeituras para outros fins. Estas são as denúncias mais comuns entre as 90 mil ligações feitas pela rede pública escolar ao MEC (Ministério da Educação).
Desde setembro, o MEC mantém 20 telefonistas, em dois turnos diários, para receber reclamações de todos os pontos do Brasil.
São 13.449 mil escolas do ensino fundamental.
Nos oito meses de existência do serviço, foram 30.970 ligações -equivalentes a 34,4% do total- só para reclamar de merenda escolar, livro didático e transporte.
Falta de merenda
A principal reclamação das escolas paulistas se refere a merenda escolar que não chega ao destino. "Há muita reclamação de merenda que não foi distribuída e de falta de variação no cardápio" afirma a coordenadora do programa "Fala Brasil", Cilene Guedes.
No caso da merenda, as denúncias vão para a FAE (Fundação de Assistência ao Estudante).
Kit tecnológico
As reclamações sobre o programa do kit tecnológico (televisores, antenas parabólicas e videocassete) somaram 11,8 mil ligações para o MEC.
Em janeiro deste ano, um levantamento do FNDE indicava a assinatura de 2.119 convênios com prefeituras para a compra do kit tecnológico.
Nas ligações ao "Fala Brasil", muitas escolas reclamam que não receberam o equipamento. Essas reclamações são encaminhadas ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), que cuida do programa.
Segundo a coordenadora do programa, a FAE -responsável pela merenda e pelo livro didático- mantém um serviço de checagem para acompanhar as denúncias recebidas.
No caso do transporte escolar, a maior parte das denúncias é sobre prefeitos que deixam de atender às escolas e utilizam o veículo para outros fins. As prefeituras recebem recursos para compra de ônibus que servem as escolas.
Pelo menos 2.461 escolas telefonaram para reclamar dos repasses de verbas.

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