São Paulo, terça-feira, 4 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Celular pode causar câncer, diz estudo

Governo britânico nega risco

IGOR GIELOW
DE LONDRES

Novo estudo científico afirma que há risco do desenvolvimento de câncer e outras doenças em usuários de telefone celular.
O estudo, conduzido por seis médicos nos EUA, Suécia e Austrália, foi divulgado ontem à noite no programa "Watchdog HealthCheck", veiculado ontem na rede estatal britânica BBC 1.
As pesquisas não foram estatísticas, mas sim clínicas. Neurocirurgiões da Universidade de Washington, em Seattle (EUA), expuseram ratos a fontes de microondas semelhantes às emitidas pelos celulares.
Foi constatado que pontos dos cérebros dos animais "esquentavam", afetando células nervosas e chegando a mudar parte da cadeia do DNA (o "código" que determina as características genéticas) dos ratos.
Os danos poderiam causar câncer, asma ou mal de Alzheimer (doença degenerativa do sistema nervoso).
Usam celular no Reino Unido 5 milhões de pessoas. Por ano, o câncer é responsável por 25% das mortes no país, em média.
O National Radiological Protection Board, órgão britânico responsável pelo controle das emissões radioativas no Reino Unido, disse à Folha que não há risco comprovado do uso de celulares para seres humanos de Londres Novo estudo científico afirma que há risco do desenvolvimento de câncer e outras doenças em usuários de telefone celular.

Texto Anterior: Otan dá mais autonomia a europeus
Próximo Texto: EUA testam novo cigarro sem fumaça
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.