São Paulo, segunda-feira, 10 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entidade vai à Justiça contra vazamento

Praia pode oferecer riscos à saúde

MARCUS FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Guarujá pretende entrar hoje na Justiça com um pedido de abertura de inquérito civil para investigar o vazamento de esgoto do emissário submarino da praia da Enseada.
Anteontem, o superintendente da Sabesp em Santos, Francisco Corrêa, admitiu que a empresa constatou há 30 dias que a tubulação do emissário, que deveria lançar o esgoto a 4 km da costa, tem dois vazamentos, a 500 m e 1.500 m da praia. "Isso é um descaso das autoridades. A cidade, independente de classe social, será penalizada com essa informação", disse José Manuel Ferreira, presidente da associação.
Segundo Francisco Corrêa, da Sabesp, o rompimento se deu por corrosão dos parafusos de ferro que unem os tubos. O emissário entrou em funcionamento em 88.
Ele disse ser impossível precisar desde quando a tubulação está rompida. Corrêa afirmou ainda que técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) foram solicitados pela Sabesp para avaliar os danos e determinar o procedimento de reparo. Não há prazo para o início dos reparos.
O professor do departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica da USP, Sérgio Eiger, afirmou que a partir do momento em que a Sabesp admite vazamentos próximos à praia, fora das especificações de projeto, há um aumento no risco de contaminação dos banhistas por doenças infecto-contagiosas.
Entretanto, Eiger afirmou que uma avaliação mais precisa da situação e dos riscos envolvidos depende da análise de dados sobre a balneabilidade (se tem condições para banhos) da região.
A praia da Enseada concentra os principais hotéis e loteamentos de luxo do litoral sul paulista.

Texto Anterior: SE e PE usaram melhor a verba
Próximo Texto: Rapaz de 22 ataca criança de 2 e é preso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.