São Paulo, segunda-feira, 10 de junho de 1996
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Decisão de comprar um carro é emocional, afirma publicitário

DA REPORTAGEM LOCAL

"A decisão de comprar um carro é 100% emoção. O lado racional é um álibi que as pessoas usam para justificar aquilo que pretendem fazer."
A afirmação é de Marcello Serpa, vice-presidente de criação e diretor de arte da Almap/BBDO. Serpa participou, na última quarta-feira, da palestra "Propaganda de Automóvel", que integra o ciclo de debate "Arena do Marketing", promovido pela Folha.
Para ele, valores ligados ao automóvel, como liberdade, potência, individualidade e sonho, são motivações que definem a compra de um carro. "Só frotista compra carro pelo preço. O consumidor comum usa a emoção", diz.
Serpa diz que cada marca de automóvel tem a sua "cara". "Há marcas masculinas, femininas, irracionais. Outras têm um desejo implícito. E algumas são vazias."
Para o publicitário, não é só a propaganda que define a imagem que o carro terá ao longo do tempo. "Não há propaganda que salve um carro do teste final do consumidor", diz.
Serpa diz que as campanhas de automóvel são as mais difíceis de se fazer, por se tratar do produto mais caro anunciado em massa.

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