São Paulo, segunda-feira, 10 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cartilha ensina a enfrentar plano de saúde

DA REDAÇÃO

Quem pensa em contratar um plano ou seguro de saúde -ou trocá-lo por outro, depois dos recentes aumentos nas mensalidades- precisa analisar com cuidado os serviços que está comprando, para não se decepcionar depois.
Como esses contratos são de adesão, com extensa lista de condições em letras miúdas, o usuário tem dificuldade em entendê-los.
A fim de sanar as principais dúvidas, o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) analisou 93 planos de saúde oferecidos por 30 empresas (24 de medicina de grupo e 6 seguradoras), consolidando os resultados num trabalho impresso que está sendo lançado hoje.
O estudo será enviado gratuitamente, via correio, aos interessados que escreverem para o Idec.
A avaliação de um plano ou seguro, adverte o órgão, não deve ser feita apenas pelo preço.
"Não adianta muito a mensalidade ser mais barata, comparada com outros planos, se não há cobertura para as doenças mais importantes para você", afirma um trecho do estudo.
Pela leitura atenta das tabelas e das notas explicativas, informa o Idec, o interessado num serviço privado de atendimento à saúde tem condições de escolher com maior segurança qual o plano mais adequado a suas necessidades.
Hospedagem
Uma mesma empresa costuma oferecer diferentes planos, que, na maioria das vezes, têm as mesmas características quanto à duração do contrato, abrangência geográfica, carências e exclusões.
A diferença pode estar no tipo de internação.
Mas este pode não ser o único fator que justifica a diferença de preços de um plano para outro na mesma empresa.
São oferecidos serviços diferenciados, como atendimento nos chamados "hospitais de primeira linha" ou transporte por helicóptero, incluídos nos planos mais caros.
Sobre esse aspecto, o Idec faz um alerta. É ótimo ter helicóptero para transporte de emergência a um hospital, mas de que vale esse serviço extra se o plano não cobre todo o período necessário de hospitalização?

Idec - rua Cardoso de Almeida, 1.717, Perdizes, São Paulo - SP, CEP 01251-001.

Texto Anterior: Acertando o orçamento
Próximo Texto: Idade pode fazer contrato subir até 900%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.