São Paulo, segunda-feira, 10 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Duração de viagens espaciais por meios tradicionais

KATHY WOLLARD

Quanto tempo levaria viajar até o Sol e até a Lua por nave espacial, avião, de carro ou a pé? Claro que não podemos viajar pelo espaço por esses meios, mas calcular o tempo é fácil.
A Lua é o astro mais próximo da Terra -fica a 380 mil quilômetros de distância. Se você viajasse na sonda espacial robótica Pionner, a nave espacial mais veloz, cobriria a distância entre a Terra e a Lua em mais ou menos duas horas.
Já um avião a jato, viajando a 1.200 km/h, levaria quase duas semanas. Um carro, a uns 96 km/h, precisaria de quase seis meses. Uma pessoa caminhando em ritmo acelerado -mais ou menos 6,5 km/h- precisaria de quase sete anos antes de chegar à poeirenta superfície lunar.
A distância que separa a Terra do Sol -149 milhões de quilômetros- é tão grande que faz a viagem à Lua parecer uma ida até a padaria da esquina. Mesmo a Pioneer levaria quase um mês para chegar ao Sol. Para o avião a jato, seriam cerca de 14 anos de vôo. De carro, você levaria uns 177 anos. E para chegar a pé até a nossa estrela flamejante seria preciso caminhar 2.654 anos.
Agora, imagine como seria uma viagem de travessia da nossa galáxia, a Via Láctea. Nesse caso, é mais fácil pensar em anos-luz do que em quilômetros (um ano-luz equivale a 9,6 trilhões de quilômetros). A Via Láctea tem uns 160 mil anos-luz de largura. Para atravessá-la de carro levaríamos espantosos 1,8 trilhão de anos.
Apesar de imensa, a Via Láctea não passa de uma entre centenas de bilhões de galáxias. É por isso que as verdadeiras viagens espaciais -não apenas as viagens aos planetas do nosso pequeno sistema solar, mas viagens a outras estrelas e seus planetas- são um problema muito difícil de resolver. Mesmo que vierem a ser construídas espaçonaves muitíssimo velozes, os viajantes espaciais futuros talvez tenham de fazer planos de passar suas vidas inteiras viajando.

Perguntas para Kathy Wollard devem ser enviadas em inglês para P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, NY, 10163.

Texto Anterior: Alto-falantes serão usados como "termômetro" de água
Próximo Texto: Desejo do Shelter vai todo para música
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.