São Paulo, segunda-feira, 10 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banda inspirou straight edge

FREE-LANCE PARA A FOLHA

As músicas do Shelter serviram de inspiração para os representantes do movimento straight edge (algo como "limite extremo"), que surgiu nos Estados Unidos, no início dos anos 80.
O vocalista Ray Cappo foi um dos fundadores do straight edge, antes de viajar à India e se tornar Hare Krishna.Ele acrescentou o vegetarianismo ao movimento.
Os outros preceitos (não fumar, não beber e não ter sexo fácil) haviam sido introduzidos por Ian MacKaye, líder da banda Minor Threat.
"Estavamos cansados daquela vida de sexo, bebida e drogas", explica Dave Porcell, guitarrista do Shelter.
Embora tenham princípios semelhantes, explica Porcell, os Hare Krishnas vão além do movimento straight edge, já que têm uma preocupação espiritualista.
Os straight edges são reconhecidos por um "X" preto riscado nas costas de uma das mãos. A marca é a mesma que os bares californianos costumavam usar para identificar os frequentadores menores de idade, impedidos de consumir álcool.
Segundo Paulo, que trabalha na gravadora Roadrunner e responsável pela vinda do Shelter ao Brasil, há pelo menos 200 straight edges no Estado de São Paulo.

Texto Anterior: Desejo do Shelter vai todo para música
Próximo Texto: Som pauleira para letras "evangélicas"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.