São Paulo, terça-feira, 11 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Recuperação sugere problema simples

JULIO ABRAMCZYK
REDATOR-MÉDICO

A rápida recuperação do ministro Antonio Kandir da intervenção cirúrgica sugere a presença de um problema simples e muito frequente.
Um trombo hemorroidário (coágulo de sangue dentro da veia) é resolvido sob anestesia local ou mesmo tópica, e o paciente pode ter alta no mesmo dia ou no dia seguinte.
Uma operação das hemorróidas (dilatação das veias que circundam a porção final dos intestinos, equivalente às varizes das pernas) também permite a volta às atividades normais em poucos dias, graças à atual evolução da técnica cirúrgica.
No caso de Kandir, possivelmente foi uma intensa dor que o acordou às 4h da manhã e o levou a internar-se às 8h26.
A presença de um trombo na região leva a uma obstrução dos vasos venosos. Surge, então, um edema (inchaço) que irrita as terminações nervosas em volta do trombo, provocando a dor.
O controle médico semanal é necessário para prevenir eventual estenose (estreitamento), e os curativos diários, feitos pelo próprio paciente, são à base de pomadas cicatrizantes e/ou analgésicas.

Texto Anterior: Antonio Kandir é operado de hemorróidas em São Paulo
Próximo Texto: Cor-de-rosa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.