São Paulo, terça-feira, 11 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

American e British unem operações

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Duas das maiores e mais lucrativas empresas aéreas do mundo, American Airlines e British Airways, estão prontas para anunciar acordo de cooperação que as fará funcionar como se fossem uma só.
Segundo o jornal "The New York Times", a realização da aliança será divulgada hoje.
Talvez não se mexa, por enquanto, no controle acionário das duas companhias, embora do ponto de vista operacional o negócio possa ser classificado como uma fusão virtual.
As duas empresas vão juntar receitas e custos, planejar estratégias comuns, ter rotas complementares, prestar serviços recíprocos e realizar campanhas publicitárias em conjunto.
American e British juntas controlam 11,3% do tráfego aéreo mundial e 24% do mercado entre a Costa Leste dos EUA e a Europa. A British é uma das líderes nas rotas entre Europa e África e a American entre EUA e América do Sul.
Aprovação do governo
Esse tipo de cooperação entre empresas aéreas tem se tornado comum.
A United e a Lufthansa fecharam negócio similar em maio. Antes, American e Canadian, e Delta, Austrian, Sabena e Swissair haviam feito coisa parecida.
Qualquer tipo de aliança empresarial como a que vai ser anunciada entre British e American precisa de aprovação do governo dos EUA para se efetivar.
A tendência do governo tem sido a de sacramentar esses acordos sem problemas.

Texto Anterior: Exportações terão lei unificada
Próximo Texto: EUA devem fazer protesto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.