São Paulo, terça-feira, 11 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA devem fazer protesto

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Os Estados Unidos devem protestar extra-oficialmente contra o regime automotivo brasileiro, na próxima quarta-feira, e solicitar uma rodada de consultas informais.
O pedido deverá ser entregue a diplomatas brasileiros pelo vice-representante de Comércio dos EUA, Peter Allgeier, convidado para os debates da 15ª reunião plenária do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos, em São Paulo.
A expectativa do Ministério das Relações Exteriores é encerrar, até o final deste mês, o primeiro ciclo de consultas informais com os países descontentes com o regime automotivo brasileiro.
No próximo dia 24, os negociadores brasileiros deverão iniciar as conversações com os representantes da Comissão da União Européia.
Nessas reuniões, estarão em jogo os interesses da Alemanha, Itália, França, Suécia e Reino Unido, principais exportadores europeus de veículos para o Brasil.
Outro país prejudicado pelo regime brasileiro, a Coréia do Sul, ainda não solicitou consultas. Mas é possível que os encontros aconteçam logo depois das negociações na Europa.
Todos esses países -somados ao Japão- são contrários à alíquota de 70% para a importação de veículos adotada pelo Brasil. Eles exigem a redução para 35%.

Texto Anterior: American e British unem operações
Próximo Texto: Motta divulga licitação de satélite privado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.