São Paulo, quarta-feira, 12 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Policiais se infiltram entre ONGs

MAURICIO STYCER
ENVIADO ESPECIAL A ISTAMBUL

O Fórum das ONGs (organização não-governamental), que se realiza paralelamente à Habitat 2, está sendo acompanhado por policiais turcos à paisana. Ontem, um homem foi preso dentro da universidade onde ocorre o fórum por policiais que usavam trajes civis.
O ator Mert Ali Basarir foi detido por fazer uma performance vestido exatamente como policial -o que é proibido por lei.
Antes de ser detido, Basarir encenou a ação policial ocorrida no último sábado, em Istambul, quando a polícia dispersou uma manifestação ilegal com golpes de cassetete e deteve cerca de 1.500 pessoas.
Jan Birket-Smith, diretor-geral do Fórum das ONGs, não chegou a se surpreender com a prisão ocorrida dentro da universidade.
"Uma das minhas atividades aqui é policiar a polícia. No domingo mandei dez deles embora daqui de dentro", diz Birket-Smith.
Segundo o diretor do fórum, não é difícil identificar os policiais à paisana. "Eles não conseguem disfarçar que são policiais. Reconheço pelo cheiro", brinca Birket-Smith.
Segundo Ayse Yohder, uma militante turca feminista, que mora nos EUA, há cerca de 150 policiais infiltrados no Fórum das ONGs.
Cerca de 8.000 pessoas estão passando diariamente pelo fórum. Há 2.400 ONGs inscritas -600 turcas.
Travestis reclamam
Representantes do Grupo Independente de Travestis denunciaram anteontem que receberam ordens da polícia para sumir das ruas de Istambul durante a Habitat 2.
Segundo o porta-voz do grupo, que não se identificou, os travestis estão sendo perseguidos pela polícia e tiveram suas casas invadidas na semana passada.
O jornal turco "New Century" trouxe em sua edição de ontem o depoimento de um travesti que acusa a polícia de ter saqueado e colocado fogo em sua casa, depois de ter sido expulso de lá.
A polícia responde dizendo que foi o próprio travesti que incendiou a sua casa.
Mas uma testemunha afirma ter visto policias invadirem a casa e colocado fogo nela.
"Ironicamente, o único objetivo da polícia é tirar o nosso habitat enquanto ocorre a Habitat", disse o travesti.

Texto Anterior: Lojistas fizeram reclamação sobre cheiro de gás
Próximo Texto: Evento traz problemas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.