São Paulo, quinta-feira, 13 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba quem foi Maquiavel

DA REDAÇÃO

O pensador italiano Nicolau Maquiavel (1469-1527) é o fundador da moderna ciência política. Antes dele, os filósofos (Platão, Tomás de Aquino) se dedicavam a elaborar modelos sobre como deveria funcionar o Estado ideal.
Em lugar de idealizar um Estado, Maquiavel analisou como ele era efetivamente: "Vai tanta diferença entre o como se vive e o modo por que se deveria viver, que quem se preocupar com o que deveria fazer em vez do que se faz aprende antes a ruína própria do que o modo de se preservar".
Em "O Príncipe" (1513), Maquiavel descrevia como os governantes exercem o poder. E observava: "Nas ações de todos os homens, máxime dos príncipes, das quais não há tribunal a que recorrer, o que importa é o êxito (...). Os meios que empregar serão sempre julgados honrosos e louvados por todos, porque o vulgo é levado pelas aparências (...), e o mundo é constituído pelo vulgo". Além disso, escreveu "Discursos sobre a Primeira Década de Tito Lívio".

Texto Anterior: PFL faz cartilha contra demagogia
Próximo Texto: Buaiz não sobe a palanque petista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.