São Paulo, quinta-feira, 13 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Investigação aponta para negligência

DA REPORTAGEM LOCAL

As investigações das causas da explosão no Osasco Plaza Shopping (Grande São Paulo), que anteontem matou 37 pessoas e feriu mais de 400, apontam até agora para a negligência.
Vistoria feito pelo shopping uma hora e meia antes da explosão não teria constatado vazamento de gás, e a obra não teria sido feito de acordo com o projeto original.
Peritos do Instituto de Criminalística e técnicos da Cetesb, que trabalham no local à procura das causas, afirmam que o mais provável é que a explosão tenha sido causada pelo vazamento de GLP (gás de cozinha).
A administração do shopping afirma ter feito uma vistoria no sistema de distribuição de gás uma hora e meia antes da explosão e não constatado nenhum problema, apesar de lojistas terem reclamado do forte cheiro de gás.
Segundo Ismael Menezes, assessor de imprensa do shopping, um técnico da Cetesb acompanhou o vistoria.
A Cetesb nega e afirma que não foi acionada e que não faz esse tipo de vistoria. "Essa declaração é tola e abusiva", afirma Randau Marques, gerente de comunicação da Cetesb.
O vazamento do gás teria acontecido no subterrâneo do shopping. Construído em forma de caixas, o subsolo tinha de 20 centímetros a um metro e meio de altura. Nesse espaço, teria acontecido o acúmulo de gás que provocou a explosão.
Ontem foi encontrada uma tubulação de cerca de seis metros de comprimento no subsolo do shopping. A tubulação seria usada para transportar o gás. Até ontem à tarde, o shopping negava que havia tubulação subterrânea.
O perito Osvaldo Negrini Neto, do Instituto de Criminalística, afirma que as obras do shopping não seguiram projeto original apresentado à Prefeitura de Osasco. Segundo ele, o vão e as tubulações sob o shopping não constavam do projeto.
Lázaro Sanseverino Filho, advogado da construtora Wysling Gomes, responsável pela obra, afirmou que tudo respeitou as plantas aprovadas pela prefeitura.

LEIA MAIS sobre a explosão da pág. 3 à 7

Texto Anterior: Polícia Federal participa de investigação
Próximo Texto: Programas da ONU não terão garantias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.