São Paulo, sexta-feira, 14 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Japão recebe acusação dos EUA na OMC

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O governo dos EUA resolveu acusar o do Japão na Organização Mundial do Comércio de ter levantado "barreiras" contra a venda de filmes da empresa de material fotográfico Eastman Kodak.
A decisão representa mudança de posição da administração Bill Clinton em seus confrontos com o Japão por motivos de comércio.
Até o caso Kodak, Clinton vinha preferindo tratar com o Japão em conferências bilaterais e com ameaças de sanções tarifárias.
A Kodak preferia que o governo tivesse mantido essa estratégia, que vinha sendo bem-sucedida, apesar do desgaste diplomático provocado por longas séries de reuniões e decisões de última hora.
A mudança de orientação também pode ser interpretada como uma vitória para a OMC, entidade que tem estado sob ataques de políticos nacionalistas nos EUA.
A Fuji Filmes, empresa japonesa concorrente da Kodak, aplaudiu a decisão e disse que a OMC dará ganho de causa ao Japão.
(CELS)

Texto Anterior: Mariani pode comprar Mesbla
Próximo Texto: CEF prepara crédito para a classe média
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.