São Paulo, sexta-feira, 14 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Após 30 anos, França volta a reunião de ministros

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A França participou ontem pela primeira vez em 30 anos de reunião formal dos ministros da Defesa da Otan para tentar aumentar a influência dos europeus na aliança militar liderada pelos EUA.
O secretário-geral Javier Solana disse que os ministros haviam instruído autoridades militares a começar a detalhar a nova aparência da aliança, que se tornaria flexível para executar missões diferentes daquelas da Guerra Fria.
Entre outras medidas, seriam dadas condições para que os europeus lançassem missões nas quais os EUA poderiam não estar interessados -condição essencial para uma reintegração completa da França à ala militar da aliança.
A decisão foi bem recebida pelo francês Charles Millon. A cadeira da França foi ocupada pela primeira vez desde 1966, quando o país deixou a aliança após divergência sobre a dominância dos EUA.

Texto Anterior: Acidente mata 3 e fere 100 no Japão
Próximo Texto: Gorbatchov prepara futuro político
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.