São Paulo, sábado, 15 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gilberto Gil fala com fãs no "Bate-Papo"

Cantor participou de 'chat' na rede

DA REPORTAGEM LOCAL

O cantor e compositor Gilberto Gil foi o convidado do "Bate-Papo" do Universo Online na última quinta-feira à noite.
Durante cerca de uma hora (começando às 22h04), ele participou do serviço oferecido pelo Grupo Folha na Internet, respondendo diretamente às perguntas dos fãs.
Falando sobre sua participação na conversa virtual, Gil disse que era "um marinheiro de primeira viagem".
Na sequência, respondeu a uma pergunta sobre Cyberspace. "Cyberspace é mais um desses nomes complicados que vão surgindo, a cada época, para designar novos meios de comunicação. É um nome meio tecnologês."
Alguns fãs fizeram perguntas sobre política. "A questão não é muito de acreditar no governo, mas de poder, se possível, fazer alguma coisa com ou mesmo sem o governo", disse Gil.
"Em princípio, a não ser que haja algo extremamente grave em relação a um governo, a gente pode sempre tentar trabalhar com ele."
Brasil
Outras perguntas diziam respeito a seu próximo disco e aos shows que pretende fazer pelo Brasil: fãs de Rondônia, Brasília ou Florianópolis queriam saber quando ele iria para esses lugares.
Gil respondeu que espera ter o novo disco pronto até o fim do ano e que fará shows em seguida.
A inspiração para suas músicas também entrou em discussão. "O poeta tem que trabalhar muito com a musculatura da sensibilidade", disse Gil. "É, sim, uma questão de transpiração."
Elogiado, respondeu com modéstia. "O violão é que me vale. Com ele, tenho sido capaz de construir algo original. No mais, até porque me falta o estudo e a disciplina, sou um músico comum."
Em conversas paralelas, os participantes escolheram suas músicas preferidas de Gil: foram citadas, entre outras, "Drão", "Água de Menino" e "Realce".
Futebol
Houve ainda perguntas sobre futebol e roupas. Depois de revelar que é santista, Gil respondeu a um fã que queria saber por que ele usa roupas de mulher em shows. "Uso roupa de mulher porque gosto."
Os problemas recentes com Paulinho da Viola foram lembrados por um fã, que também quis saber se havia possibilidade de um show reunindo Gil, Caetano, Milton e Chico. "Com o Paulinho, as coisas ficaram muito difíceis. Shows com outros colegas dependem de oportunidade e vontade geral."
Para ler na íntegra a conversa com Gil, deve-se clicar no ícone "Bate-Papo com a Redação", em http://www.folha.com.br.

Texto Anterior: Siron é visionário dotado de espírito prático
Próximo Texto: Bergman lança olhar impiedoso sobre seus filmes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.