São Paulo, sábado, 15 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Testosterona pode afetar aprendizado

DA REPORTAGEM LOCAL

A testosterona, o principal hormônio masculino, pode melhorar o aprendizado e a percepção visual, segundo estudo da Universidade Johns Hopkins (EUA).
"Os resultados mostraram os efeitos dos hormônios sexuais no funcionamento do cérebro", disse Adrian Dobs, autor do estudo.
Os pesquisadores fizeram testes de coordenação, memória e aprendizado em dez homens com baixos níveis do hormônio.
Após receberem a testosterona, os voluntários apresentaram melhora da visualização de objetos, da memória de formas e do raciocínio espacial. Se não recebiam o hormônio, a fluência e a memória verbais melhoravam.
O estudo também mostrou que a administração de testosterona em tabletes aumentou a capacidade sexual de pacientes com baixos níveis do hormônio.
Pacientes com baixos níveis do hormônio receberam um tablete oral de testosterona ou um tablete sem o hormônio (placebo).
Os voluntários que receberam o hormônio declararam, três meses depois, ter apresentado uma melhora do desempenho sexual. Segundo a equipe, injeções de testosterona podem levar ao aumento brusco do hormônio no sangue.

Texto Anterior: Biscoito pode ajudar crianças diabéticas
Próximo Texto: Bomba no sul libanês mata três crianças; Sindicatos alemães fazem manifestação; Empresa aérea rejeita acusação sobre turbina; Acordo limita armas na ex-Iugoslávia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.