São Paulo, domingo, 30 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA PONTA DO LÁPIS

MARCELO LEITE

O que mais chama a atenção nos números de atendimento do trimestre, em comparação com o último balanço (31/3/96), é o aparecimento do próprio ombudsman entre as áreas do jornal que mais interesse dos leitores despertaram. E nada menos do que em primeiro lugar, empatado com São Paulo/Cotidiano.
Parte desse montante se explica pelo fato de que passei a classificar cartas para o Painel do Leitor segundo a área do jornal que as originou (como a coluna do ombdusman). Houve também fatos específicos que produziram grande resposta.
Foi o caso de explicações para a origem do termo "soap-opera", mencionado aqui há duas semanas. Duas dezenas de leitores ligaram para dizer que o nome vem dos patrocinadores das novelas norte-americanas, fabricantes de sabão em pó.
Os comentários específicos sobre colunistas do jornal caíram da primeira posição, há três meses, para a terceira. Bom sinal.
A segunda área que mais cresceu foi o caderno Brasil, da quarta para a segunda colocação. Sem dúvida isso tem a ver com o início da campanha eleitoral e com a greve geral, aquela que não foi. Os leitores estão de olho.
Reclamações sobre a qualidade de impressão caíram a menos da metade, a ponto de não figurar mais no ranking. Mas isso está longe de ser auspicioso, pois ainda há problemas. A melhora definitiva deve vir em agosto.

Texto Anterior: Feridas abertas
Próximo Texto: O recado dos leitores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.