São Paulo, domingo, 30 de junho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Voto é excessivo e específico

IGOR GIELOW

em Genebra
Para Alexander Trechsel, da Universidade de Genebra, um dos principais motivos da baixa participação nas eleições é o excesso e a especificidade das votações suíças.
Há três semanas, na última votação ocorrida no país, cada cantão tinha suas prioridades locais para serem votadas junto a dois referendos sobre o governo federal (um sobre agricultura e outro sobre reforma administrativa).
Em Zurique, foi rejeitado um projeto facilitando naturalização de estrangeiros. Em Soleure, os eleitores aprovaram lei flexibilizando horário de restaurantes. Medida semelhante, relativa a lojas de departamentos, foi rejeitada em Freiburg.
Já as mulheres de Argóvia poderão entrar no Corpo de Bombeiros local, foi definido.
Jura negou direito a estrangeiros de concorrer a cargos eletivos e Neuchâtel viu seu museu arqueológico aprovado -porém, um projeto com orçamento inferior ao original, proposto paralelamente na cédula eleitoral.
"Isso dá uma idéia da quantidade de temas. Porém, se o que for votado não afetar o cidadão, qual o mal de ele ficar em casa?", diz.
Dois cachorros
A importância dos temas e a polêmica sobre eles varia.
Só em 1971 foi feita uma votação federal para permitir o voto feminino. Em Appenzell Innerrhoden, a proibição ficou valendo até uma segunda votação, em 1991.
O referendo sobre a entrada na União Européia, que manteve a Suíça como país neutro no centro da Europa Ocidental, só ocorreu quase 30 anos depois das primeiras associações entre países europeus.
Cantões menores já votaram temas como a criação de mais de dois cachorros em casa e instalação de coletores de energia solar em todos domicílios, por exemplo.
Até hoje é obrigatória a construção de abrigos nucleares em todos os prédios com mais de dois andares na Suíça. Só que hoje os abrigos são usados como depósito pelos moradores dos prédios.
(IG)

Texto Anterior: Sistema político suíço vive sua pior crise do século 20
Próximo Texto: "Alemães" e "franceses" travam disputa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.