São Paulo, terça-feira, 2 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poucos idosos moram em asilo

DANIELA FALCÃO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A maioria dos idosos brasileiros mora com a própria família. Cerca de 81,8% dos homens e 50% das mulheres com mais de 65 anos vivem com o cônjuge ou com filhos solteiros.
O segundo arranjo familiar mais comum é morar com filhos casados: 27,6% das mulheres e 7,7% dos homens. O número de velhos morando sozinhos ou em asilos ainda é pequeno, mas vem aumentando nos últimos 20 anos.
Em 1970, 9% dos homens e 20,5% das mulheres viviam sozinhos ou em asilos. Em 1990, os idosos vivendo nessas condições passaram a ser 10,5% dos homens e 22,4% das mulheres.
A demógrafa Elza Berquó, presidente da Comissão Nacional de População e Desenvolvimento, alertou ontem para a "feminização" do envelhecimento no Brasil.
Para cada cem mulheres com mais de 65 anos, há apenas 83 homens na mesma faixa etária. O déficit masculino vai se acentuando nas idades mais avançadas.
Segundo Berquó, há mais mulheres do que homens idosos vivendo sozinhas ou em asilos.
(DF)

Texto Anterior: Descaso com idoso pode causar caos
Próximo Texto: Diretora de clínica pede colchão para se entregar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.