São Paulo, quinta-feira, 4 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Legistas divergem a respeito de manchas

LUCAS FIGUEIREDO; EMANUEL NERI
DOS ENVIADOS ESPECIAIS A MACEIÓ

Considerados os dois melhores legistas do país, Badan Palhares e Nelson Massini têm divergências sobre as causas do "calombo" roxo encontrado na testa de Suzana Marcolino após a morte dela.
"Assim é de lascar", reagiu Massini, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ao saber que Badan Palhares, da Unicamp, havia dito que a mancha roxa era um livor -acúmulo de sangue em partes do corpo verificado após a morte.
Para Massini, o "calombo" é um "forte indicativo" de lesão pré-mortal, que pode ter sido provocada por luta corporal.
"Um legista só pode falar sobre aquilo que viu", afirmou Palhares, que realizou anteontem nova autópsia nos cadáveres do casal.
O "calombo" roxo de 4 cm de diâmetro na testa de Suzana foi constatado pela Folha no velório da namorada de PC Farias, no último dia 24, com autorização do irmão Jerônimo Marcolino Filho.
Segunda autópsia
Após a segunda autópsia, Palhares confirmou a presença da mancha. Disse que era um livor.
Massini disse que a posição em que o corpo de Suzana foi encontrado na cama dificilmente permitiria que o sangue coagulasse no rosto. Em casos de enforcamento, por exemplo, o sangue fica acumulado nos pés.
Ele não viu os corpos.
Badan Palhares negou que seja um sinal de luta corporal outra marca constatada pela Folha, de 2 cm na parte interna do lábio superior do corpo de Suzana.
"Não é uma lesão. A marca pode estar relacionada com esse mesmo caráter que nós chamados de livores", disse o legista da Unicamp.
Dois dias após a morte do casal, Massini havia dito que "se há lesões no rosto é porque pode ter havido outro fato anterior à morte".
Apesar da discordância, Massini compartilha da opinião de que Suzana pode ter se matado depois de atirar em PC Farias.
(LUCAS FIGUEIREDO e EMANUEL NERI)

Texto Anterior: Palhares diz ter 'coisas que podem mudar os rumos'
Próximo Texto: Sanguinetti não se convence
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.