São Paulo, sábado, 13 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bertha ganha força ao atingir os EUA

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O furacão Bertha ganhou força ontem pouco antes de alcançar a costa dos EUA na Carolina do Norte, mas a previsão é que hoje cedo já se tenha reduzido à condição de tempestade tropical.
Às 18h de ontem (19h em Brasília), o furacão estava a cerca de 10 km da cidade de Wilmington, a primeira no continente a ser atingida, com ventos de 168 km/h.
A rota do Bertha é muito similar à do Hazel, que em 1954 matou 19 pessoas na Carolina do Norte. Mas a velocidade dos ventos de Bertha é quase 70 km por hora menor.
Até o final da tarde de ontem, seis mortes eram atribuídas ao Bertha. A Guarda Costeira suspendeu suas busca de um navio supostamente desaparecido na costa de Porto Rico no início da semana.
Segundo porta-vozes da Guarda Costeira, ela não tem informações suficientes para se certificar de que de fato qualquer barco se tenha perdido durante o furacão. Em quase toda a Costa Leste dos EUA acima do Estado da Geórgia, as praias estão fechadas ao público.
Toda a região, até a cidade de Boston (Massachusetts), está sob o efeito do furacão, que tem 640 km de largura. Chuvas e ventos fortes são previstos neste fim-de-semana para todo o nordeste do país, inclusive Washington e Nova York.

Texto Anterior: Novo atentado fere 28 em Moscou
Próximo Texto: UE ameaça retaliar EUA por causa de lei
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.