São Paulo, domingo, 14 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulher usa batina para pagar promessa

PM
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CANINDÉ (CE)

O uso da batina marrom, semelhante à que São Francisco vestia, complementa o ritual das promessas pagas pelos romeiros em Canindé (CE). Pelas ruas da cidades, é comum se ver pessoas com este tipo de vestimenta.
O tempo de uso da batina varia segundo a promessa do devoto. Depois de pagar a promessa, o romeiro deposita sua batina numa urna de madeira que fica na Casa dos Milagres.
Promessa eterna
A funcionária pública Isabel Maria Pires, 46, decidiu há 13 anos, que passaria o resto de sua vida usando uma batina franciscana.
A promessa, diz, foi um agradecimento a São Francisco, que curou-a de uma doença no coração.
"Eu me casei quando tinha 15 anos e meu marido se arrependeu depois. Vivia bebendo e me batendo. Nosso casamento era um inferno. Meu coração adoeceu por causa disso", afirmou.
Isabel disse que, depois da promessa para São Francisco, o marido parou de beber, o casamento melhorou e seu coração ficou curado.
"Foi uma graça tão grande, que resolvi me trajar de São Francisco pelo resto da vida", disse.
Funcionária da prefeitura de Bela Cruz (220 km a oeste de Fortaleza), Isabel ganha R$ 60 por mês. Apesar das dificuldades, ela visita Canindé mensalmente.
Para ela, o uso da batina não interfere em sua feminilidade. "Eu acho a batina a roupa mais linda do mundo e, além disso, meu marido gosta, que é o que importa".
Agradecimento curto
O comerciário Francisco João Garcez, 31, sua mulher, Ana, 31, sua irmã, Márcia, 18, seu filho, Igor, 1, e sua sobrinha, Bruna, 3, optaram por usar a batina por um dia. Dessa forma pretenderam agradecer a São Francisco pelo nascimento de Igor.
Garcez disse que depois de ter a gravidez interrompida por três vezes e ser desaconselhada a ter filhos pelos médicos, sua mulher só conseguiu dar à luz Igor após uma promessa a São Francisco.

Texto Anterior: Cera para sapato lustra móveis
Próximo Texto: Delegacias de SP têm poetas e surfistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.