São Paulo, domingo, 14 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por que sentimos frio após a anestesia geral?

Lucimar Lucas, 22, auxiliar administrativo, São Paulo (SP)
Roberto S. Mathias, da Faculdade de Medicina da USP responde:
"A anestesia geral causa a diminuição do metabolismo do organismo e, consequentemente, redução da produção normal de calor.
"Além disso, durante a cirurgia, a superfície exposta do corpo (sem proteção de roupas, por exemplo), provoca perdas anormais de calor. Esses fatores, em conjunto, durante o ato anestésico-cirúrgico, diminuem a temperatura do organismo para valores tão baixos quanto 34,5°C/35°C.
"Para minimizar esses efeitos, utilizam-se colchões térmicos especiais e infusões ou soluções aquecidas.
"Mesmo assim, quando o paciente se recupera da anestesia e as suas funções fisiológicas começam a se normalizar, ocorre o tremor, às vezes intenso, para que haja produção de calor e restabelecimento da temperatura normal. O paciente sente frio nessa fase."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Mosquitos podem transmitir Ébola
Próximo Texto: USP mostra pré-história da Europa e objetos da Grécia e da Roma antigas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.