São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Expansão

NELSON DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Na caminhada para o Brasil grande, líder no Mercosul, na América Latina, no mundo, como sonha FHC, o adversário não é a Argentina. São os EUA, cada vez mais.
É o que indica uma reunião da associação de governadores americanos, mostrada na C-Span, TV a cabo. O líder, governador republicano de Wisconsin, disse ontem:
- Nossos maiores parceiros comerciais estão nas Américas. E não só para o presente. As oportunidades para o futuro são ilimitadas (...). Temos a oportunidade de expandir o Nafta, e fazer as exportações e importações mais importantes para os americanos, e criar empregos.
O projeto é, abertamente, "expandir o comércio com a América do Sul".
O vice-presidente da associação, democrata de Nevada, segue a linha, "nós temos de expandir o Nafta".
O Nafta é o acordo de comércio entre EUA, Canadá e México. Em "expansão", ele caminha para absorver as economias do Mercosul -e o sonho de FHC.
A expansão americana está batendo à porta, também em nível político.
O Canal de Notícias NBC, na TV a cabo, registrou um "novo cenário" nas relações EUA-América Latina.
Um cenário em que tem grande peso a reação "regional" à lei Helms, que permite sanções às empresas latino-americanas -e outras- que negociem com Cuba.
Para um especialista americano ouvido pelo Canal de Notícias, "as relações hemisféricas estão se reajustando à era pós-guerra fria".
Um reajuste que envolve, curiosamente, "mudanças de pessoal no Departamento de Defesa" americano, além de episódios de prepotência como a retirada do visto do presidente da Colômbia.
Segundo a CBS Telenotícias, na TV a cabo, o presidente do Peru, diante do caso colombiano, pediu uma intervenção do Grupo do Rio -de que faz parte o Brasil.
O Brasil grande calou.

Texto Anterior: Compensação acaba em 2004
Próximo Texto: Negociação procura agilizar votação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.