São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 1996 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
'Guerra dos chimpanzés' não afeta mercado da Coca
CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
No início do ano, os principais fabricantes de refrigerantes no país envolveram-se numa disputa publicitária desencadeada pela veiculação, pela Pepsi-Cola, de um anúncio em que um chimpanzé comparava o produto com Coca-Cola. O macaco dava preferência, obviamente, para a Pepsi. A Coca-Cola tentou tirar o anúncio do ar por meio do Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária), mas perdeu. Antarctica e Brahma rapidamente entraram na disputa, veiculando anúncios com chimpanzés. Dados do instituto Nielsen mostram que a participação da Pepsi caiu durante todo o primeiro semestre. No mercado de "colas", sua fatia passou de 14,2% no início do ano para 11,8%, apesar da polêmica e da presença na mídia. Gianni Pieraccioni, presidente da Pepsi-Cola no Brasil, explica essa perda de participação como resultado da guerra de preços que concorrentes estariam fazendo. Ele afirma que as vendas da Pepsi continuam crescendo substancialmente e que estão mantidos os planos de investimentos pesados no país, tanto em marketing como em expansão da capacidade de engarrafamento de bebidas. A fatia de mercado da Brahma, por sua vez, aumentou bastante até maio como resultado do lançamento da nova versão do guaraná, afirma Margo Soliani, presidente da agência de publicidade Bridge. A Brahma está, atualmente, pesquisando novas alternativas para medir sua participação no mercado de refrigerantes. Texto Anterior: Circulação de jornais e revistas Próximo Texto: Palestra aborda construção de marca Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |