São Paulo, segunda-feira, 15 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Guerra dos chimpanzés' não afeta mercado da Coca

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

A Coca-Cola pode ter perdido nos tribunais e na mídia a "guerra dos chimpanzés", em fevereiro passado, mas continuou ganhando participação de mercado. Também os refrigerantes da Brahma estão conquistando proporcionalmente mais consumidores.
No início do ano, os principais fabricantes de refrigerantes no país envolveram-se numa disputa publicitária desencadeada pela veiculação, pela Pepsi-Cola, de um anúncio em que um chimpanzé comparava o produto com Coca-Cola. O macaco dava preferência, obviamente, para a Pepsi.
A Coca-Cola tentou tirar o anúncio do ar por meio do Conar (Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária), mas perdeu. Antarctica e Brahma rapidamente entraram na disputa, veiculando anúncios com chimpanzés.
Dados do instituto Nielsen mostram que a participação da Pepsi caiu durante todo o primeiro semestre. No mercado de "colas", sua fatia passou de 14,2% no início do ano para 11,8%, apesar da polêmica e da presença na mídia.
Gianni Pieraccioni, presidente da Pepsi-Cola no Brasil, explica essa perda de participação como resultado da guerra de preços que concorrentes estariam fazendo.
Ele afirma que as vendas da Pepsi continuam crescendo substancialmente e que estão mantidos os planos de investimentos pesados no país, tanto em marketing como em expansão da capacidade de engarrafamento de bebidas.
A fatia de mercado da Brahma, por sua vez, aumentou bastante até maio como resultado do lançamento da nova versão do guaraná, afirma Margo Soliani, presidente da agência de publicidade Bridge.
A Brahma está, atualmente, pesquisando novas alternativas para medir sua participação no mercado de refrigerantes.

Texto Anterior: Circulação de jornais e revistas
Próximo Texto: Palestra aborda construção de marca
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.