São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC dá apoio a Timor Leste

DO ENVIADO ESPECIAL; DE LISBOA

O presidente FHC introduziu um parágrafo adicional em seu discurso na abertura da cúpula da CPLP para falar de Timor Leste, ex-possessão portuguesa na Ásia, sob ocupação da Indonésia desde 1975.
"O Brasil apóia os esforços em prol da autodeterminação do povo do Timor Leste e do respeito aos direitos humanos naquele território", disse FHC.
É uma leve mudança na posição original do governo brasileiro. Até agora, não se usava a expressão "autodeterminação".
O Itamaraty limitava-se a condenar a ocupação indonésia. A autodeterminação, de todo modo, ainda fica aquém dos apelos pela independência da área, reiterados ontem pelo primeiro-ministro português, António Guterres.
"O movimento de libertação dos povos, que se iniciou no Brasil nos primórdios do século passado, só ficará concluído quando houver a libertação do povo de Timor Leste", disse Guterres.
Os movimentos timorenses que se opõem à ocupação indonésia entusiasmaram-se com o que consideram "avanço" na posição brasileira. Até ontem, criticavam a timidez do Itamaraty.
João Carrascalão, um dos três representantes timorenses que se reuniu ontem com os governantes da CPLP, disse que era importante a posição brasileira, por duas razões básicas: porque "os heróis" timorenses são brasileiros (citou Pelé), e porque as músicas do movimento de resistência também são do Brasil (de Roberto Carlos).

Texto Anterior: Brasil destina US$ 4 mi para a África
Próximo Texto: Câmara encerra votação da Previdência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.