São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 1996
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DÓLAR

DA REPORTAGEM LOCAL

Com 197 países participantes e mais de 10 mil atletas, os Jogos Olímpicos de Atlanta devem movimentar o maior volume de dinheiro na história dos eventos esportivos, numa cifra total perto de US$ 5,1 bilhões.
Apesar disso, o comitê organizador ainda teme prejuízos por conta dos gastos na organização e na construção de instalações. O orçamento inicial do evento, de US$ 1,5 bilhão, saltou para quase US$ 2 bilhões.
Os 11 milhões de ingressos postos à venda e os US$ 900 milhões pagos pelos direitos de transmissão do evento cobrem apenas parte do investimento.
O potencial econômico de uma megacompetição dentro dos EUA foi decisivo para que ela vencesse a favorita Atenas, na Grécia, na escolha da sede para a 26ª Olimpíada.
Atlanta foi considerada em 94, por revistas especializadas, a melhor cidade dos EUA para investimentos de pequenas ou grandes empresas, além de ser a 9ª em crescimento econômico no país.
A fama mundial de Atlanta, na verdade, antecede sua escolha como sede dos Jogos. Lá estão as matrizes de grupos poderosos como Coca-Cola, Delta Air Lines e a rede de TV paga CNN.
As duas primeiras, somadas, pagaram US$ 80 milhões ao comitê organizador para patrocinar os Jogos. Outras 20 empresas integram o pool de patrocínio.
O resultado de todo esse investimento poderá ser visto em Atlanta na forma de tecnologia e conforto. A IBM, por exemplo, responsável pela informática dos Jogos, pretende testar um protótipo de "dinheiro eletrônico".
São cartões munidos de chips carregados com cotas de US$ 10 para serem usados no comércio.

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