São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercosul tem novo foco de desacordo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A redução da TEC (Tarifa Externa Comum) de produtos que podem faltar no mercado brasileiro tornou-se o principal foco de desacordo na reunião da Comissão de Comércio Exterior do Mercosul, que termina hoje em Brasília.
Os representantes da Argentina insistiram em rejeitar a diminuição da TEC para 8 dos 18 produtos apresentados na lista formulada pelo Brasil.
Os produtos rejeitados são: cevada, malte de cevada, álcool etílico, inseticidas, reguladores de crescimento, fios de elastoméricos, latas de alumínio e tampas de latas.
O Uruguai também negou a redução da TEC para a cevada e para o malte de cevada. O Paraguai agiu da mesma forma com relação ao filme de polipropileno (usado para embalar alimentos) e à essência de menta.
O Brasil insiste na aprovação de todos os itens de sua lista. A redução tarifária facilitaria a importação de produtos cuja produção na região do Mercosul não deve ser suficiente para atender a demanda brasileira. Dos produtos riscados pela Argentina e pelo Uruguai, quatro estão relacionados com a indústria nacional de cerveja.

Texto Anterior: Conheça o estatuto da microempresa
Próximo Texto: Olacyr reforça caixa em R$ 165 milhões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.