São Paulo, sexta-feira, 19 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade faz exame ginecológico em unidade móvel

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

Uma unidade móvel da Secretaria da Saúde de Santos começou no início deste ano a percorrer os principais pontos de concentração de prostitutas para realizar exames ginecológicos no local.
Uma equipe da secretaria cadastra as prostitutas, faz os exames e depois volta com os resultados.
"Partimos do princípio de que essas mulheres não procuram médicos e, por isso, surgiu a idéia", disse ontem o secretário municipal da Saúde, Cláudio Henriques.
Outra unidade de saúde será usada na campanha educativa feita pela secretaria para usuários de drogas. A secretaria quer comprar um veículo e, com ele, seis agentes de saúde irão até locais de concentração desses drogados.
Segundo a secretaria, 60% dos usuários de drogas injetáveis de Santos estão infectados com o vírus da Aids. Nesse programa, a secretaria pretendia trocar seringas e agulhas, mas o Ministério Público entrou na Justiça e proibiu que isso fosse feito.
Santos é a única cidade brasileira que está comprando com o próprio orçamento da prefeitura os novos medicamentos anti-Aids.
Dois inibidores de protease (que interferem na multiplicação do HIV na última fase) estão sendo distribuídos gratuitamente para cerca de 200 doentes.
(LM)

Texto Anterior: Jatene quer que Estados paguem 30% de remédios
Próximo Texto: Delegacia da Mulher passa a atender gay em Brasília
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.