São Paulo, sexta-feira, 19 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reebok sai à frente na luta pelo 'pódio' do marketing

HUMBERTO SACCOMANDI
ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA

A Reebok sai na frente na disputa publicitária dos Jogos de Atlanta, a Olimpíada do marketing. A empresa norte-americana de calçados, roupas e artigos esportivos diz estar colocando sua grife em atletas de 49 países nestes Jogos.
O objetivo é fazer com que a marca apareça o máximo de tempo possível na TV durante os Jogos. Sobretudo no pódio olímpico, quando a câmara dá um close nos vencedores.
O Comitê Olímpico Brasileiro, por exemplo, é patrocinado pela Reebok, que fornece produtos para atletas e modalidades que não tenham patrocinador próprio.
Sua principal concorrente em Atlanta será a Nike, também norte-americana, que afirma estar patrocinando atletas de 44 países.
Em terceiro lugar, vem a empresa japonesa Mizuno, com produtos fornecidos para concorrentes de 35 países olímpicos.
A Adidas vem logo a seguir. Segundo a empresa, esportistas de 33 países disputarão provas com tênis ou roupas de sua marca.
A Speedo é outro forte patrocinador, mas a marca predomina somente nas provas aquáticas.
Mercado
Se os atletas competem por uma medalha de ouro, o prêmio para essas empresas é uma fatia maior na venda de produtos esportivos.
Estima-se que esse mercado movimente US$ 7 bilhões por ano nos EUA. A Olimpíada de Atlanta, que será o evento mais visto da história, é a vitrine perfeita.
Na ânsia por associar sua marca à elite do esporte mundial, as empresas patrocinadoras de atletas e da Olimpíada formam verdadeiras equipes paralelas aos países.
Entre essas delegações transnacionais, estão o Planet Reebok Team, o Team Xerox Olympians e o AT&T Olympic Network.
Os atletas podem pertencer a várias corporações, desde que elas não atuem na mesma área. A nadadora Janet Evans (EUA), por exemplo, participa dos times da Xerox e da Speedo.
Por dever contratual, os atletas devem a comparecer a eventos e estandes de seus patrocinadores.

Texto Anterior: Religião concorre com massagens
Próximo Texto: Mizuno é favorita nos 100 m
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.