São Paulo, domingo, 21 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O jovem amor do velho bardo

AUGUSTO MASSI
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Brasil teve a felicidade de acolher alguns dos mais importantes poetas deste século: o francês Blaise Cendras, a norte-americana Elizabeth Bishop e o italiano Giuseppe Ungaretti (1888-1970).
Apesar da singularidade de suas experiências, os três manifestaram interesses convergentes e ajudaram a configurar uma imagem modernista do Brasil: descobriram o barroco mineiro nas famosas viagens a Ouro Preto, acalentaram o desejo de escrever uma obra sobre Aleijadinho, participaram da construção mitopoética da Amazônia e traduziram os poetas modernos brasileiros para suas respectivas línguas.
Ao reconstituir nesta edição do "Mais!" a aventura brasileira de Ungaretti, a Folha entrevista a poeta ítalo-brasileira Bruna Bianco. Ela fala pela primeira vez em 30 anos sobre o seu namoro com o poeta italiano, que conheceu em São Paulo, em 1966, aos 26 anos. Com ele, Bruna Bianco compartilhou a autoria de "Diálogo", publicado dois anos mais tarde, em 1968. Ela também cedeu ao jornal uma carta inédita, entre as mais de 45 que compõem a correspondência entre ambos (leia à pág. 5-5).
Diante do lançamento brasileiro de "Invenção da Poesia Moderna - Lições de Literatura no Brasil (1937-1942)", organizado por Paola Montefoschi (a sair pela Ática este mês), e o aparecimento na Itália, brevemente, de "O Sexto Rio de Ungaretti", da professora Luciana Stegagno Picchio -duas obras que reatam os laços afetivos e intelectuais que Ungaretti manteve com o Brasil-, o "Mais!" recupera a presença do poeta no país, sua importante atuação como professor na Universidade de São Paulo e a convivência com os autores modernistas.

Texto Anterior: Flagrante dos homens ridículos
Próximo Texto: As passagens brasileiras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.