São Paulo, domingo, 21 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rainhas do Gelo surfam no inverno dos EUA

DA "REUTER", EM NARRAGANSETT (EUA)

Umas seis mulheres encontraram o segredo para um verão interminável e um jeito maravilhoso de perder peso -surfar, esporte considerado "masculino".
As Rainhas do Gelo, como elas se chamam, têm idade entre 14 anos e 60 anos e surfam nas águas de Rhode Island, Nova Inglaterra (nordeste dos EUA), o ano inteiro na busca da onda perfeita.
"É realmente bem melhor aqui em janeiro", disse Janice Causey. Líder não-oficial do grupo, Causey, 54, disse que nos meses de inverno (no hemisfério norte), ou "qualquer época depois de outubro, há menos turistas, e as ondas são muito melhores".
Ellen Giambalvo, 14, que está no oitavo ano na escola Narragansett Pier, surfa com a sua mãe, Susan. "Os garotos não sabem como lidar com uma garota surfando. Eles não entendem, são uns grossos."
"Já vi caminhoneiros tentarem olhar por trás para ver quem surfava. Eles olham a prancha, depois me vêem e não podem acreditar", disse Kitty Pechet, 60, a mãe de quatro filhos que mora em Cambridge, Massachusetts, e leva 90 minutos para encontrar as amigas.
Pechet disse que começou a surfar há seis anos, quando percebeu que "tinha vivido metade da vida e que tinha de começar a fazer as coisas com que sempre sonhou".
Gidget Ferrera, 37, enfermeira que mora com as duas filhas em Narragansett, é a mais experiente: começou há dez anos.
"Com o namorado que tinha na época, eu percebi que o único modo de vê-lo seria estando na água."
Ferrera, que é da Califórnia, disse que prefere surfar no nordeste dos EUA "principalmente quando acontecem aqueles furacões".
"No ano passado, com aquelas tempestades, a Califórnia inteira estava vindo aqui para surfar."
No início do ano (inverno nos EUA), quando a Nova Inglaterra foi atingida por 17 tempestades de neve, as Rainhas do Gelo rotineiramente limpavam o estacionamento da praia e "atacavam" o surfe.
A líder Causey disse que leu na revista "Surfer" que o surfe queima 2.500 calorias por hora.
"Já perdi 40 libras (18 quilos) desde que comecei", afirmou. "E a melhor parte é que, depois de uma hora ou duas de surfe, você está morrendo de fome, mas pode comer o que quiser. Não importa."

Texto Anterior: Democratas imitam republicanos nos EUA
Próximo Texto: Combates no Sri Lanka matam 920, afirmam os separatistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.