São Paulo, domingo, 21 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homem cria filho sozinho

PATRICIA DECIA
DE NOVA YORK

Mais do que apenas participativos, muitos homens tomaram para si a tarefa de criar seus filhos.
Há hoje nos EUA grupos e organizações que reúnem dois novos tipos de pai: o pai solteiro, que tem a custódia do filho e nenhuma ou pouca participação da mãe na criação, e o pai que fica em casa com as crianças enquanto a mulher trabalha.
Há cerca de 3 milhões de pais solteiros, contra 11,9 milhões de mulheres. Mas o grupo cresceu 246% nos últimos 20 anos, segundo o censo norte-americano.
O pai solteiro Robert Lewis, da Califórnia, criou uma página na Internet para ajudar homens que "fazem compras com a lista na mão e deixam de ver esportes na TV para ver programas infantis com os filhos".
Seu maior desafio, porém, é conciliar carreira, trabalho doméstico e crianças. Para isso, o grupo tem como objetivo promover contato com outros pais, além de informar sobre onde conseguir babás, creches e como lidar com problemas domésticos.
Os pais que ficam em casa ("at home dads") são hoje cerca de 2 milhões. Eles têm um jornal mensal, editado por Peter Boyles, 38.
Boyles perdeu o emprego em 92, quando seu filho mais velho tinha nove meses e o mais novo era recém-nascido.
(PD)

Texto Anterior: Divórcio muda perfil da família americana
Próximo Texto: No Brasil, casamento caiu 24%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.