São Paulo, domingo, 21 de julho de 1996
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Direção hidráulica facilita as manobras

DA REPORTAGEM LOCAL

Instalar direção hidráulica no veículo diminui o esforço em manobras e aumenta o conforto para o motorista.
Existem no mercado kits de direção hidráulica para todos os modelos nacionais, feitos sob medida. A instalação, que dispensa adaptações, dura em média cinco horas.
Como funciona
Em resumo, o sistema hidráulico é composto por mangueiras, bomba hidráulica, caixa de direção e reservatório de óleo -itens fabricados basicamente por três empresas: ZF, DHB e TRW.
Ao virar a roda, uma válvula instalada na caixa de direção controla a passagem de fluido para a bomba hidráulica, que irá, então, regular a pressão do óleo para o sistema -o fluido vai agir diminuindo o esforço de girar o volante.
O sistema é ligado diretamente ao motor e utiliza parte de sua potência para funcionar.
"Mas a energia retirada é insignificante", afirma Marcio Anselmo Nóbrega, 28, da Brake Tester.
Segundo Nóbrega, a direção hidráulica retira cerca de 0,5 cavalo de potência do motor.
Sistemas mais eficientes de direção hidráulica (progressivos) corrigem o problema de a direção ficar muito leve em altas velocidades, o que pode ser perigoso.
A direção fica mais dura conforme a velocidade aumenta, sem a ação do motorista, melhorando a dirigibilidade.
Manutenção
O sistema hidráulico utiliza óleo específico, do tipo ATF, que resiste a temperaturas mais elevadas.
A troca do fluido apenas deve ser feita em caso de vazamento dos retentores (evitam a saída do óleo).
O nível do óleo deve ser checado periodicamente -a troca apenas deve ser feita em oficinas especializadas.
Os sintomas de problemas nos componentes são folgas na direção, barulhos na bomba hidráulica e ruídos metálicos.
Uma dica para aumentar a vida útil do componente é evitar esterçar totalmente as rodas com o veículo parado.
"Isso causa desgaste prematuro na caixa de direção, na bomba de óleo e até nos pneus", diz Francisco Campani, 49, da oficina Ninim.
Preços
O direção hidráulica instalada em um Gol sai entre R$ 800 e R$ 1.000 nas lojas especializadas. No Corsa, custa de R$ 850 a R$ 1.100; no Uno, R$ 900 a R$ 1.200.
Em carros maiores, como o Santana, fica entre R$ 1.100 e R$ 1.500. Nas picapes de grande porte, a instalação é mais cara, entre R$ 1.400 e R$ 1.700.

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