São Paulo, segunda-feira, 22 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição em NY revive a guerra civil

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

As paisagens da Guerra Civil norte-americana (1861-1865), exaltando o heroísmo nacional, são o tema da exposição que o International Center of Photography mostra em Nova York.
Cerca de cem fotos foram selecionadas das cinco mil descobertas pela Sociedade Histórica Medford, do Estado de Massachusetts.
A atração são as impressões originais, feitas em papel albuminado. O albúmen é encontrado na clara de ovo e produz excelente emulsão na mistura com cloreto de sódio e nitrato de prata.
Até 1890, este papel foi sucesso entre os fotógrafos devido à sua superfície uniforme. Proporcionava fineza de detalhes e riqueza das escalas tonais. As impressões foram realizadas a partir de chapas de colódio, que deviam ser expostas ainda úmidas, e reveladas de imediato, para evitar endurecimento ou deterioração.
As fotos da mostra foram selecionadas pelo impacto visual que causam e pela excelência da impressão. Mas não pretendem fazer uma narrativa histórica da guerra.
"O objetivo é a arte com que a documentação foi realizada", diz Harriet A. Wood, da equipe do International Center.
Entre os fotógrafos estão George N. Barnard, Andrew J. Russel e Thomas C. Roche, que mostram os personagens e os locais específicos das grandes batalhas.
A Guerra Civil foi o primeiro conflito a receber cobertura de massa, com mais de 500 correspondentes enviados às fronteiras.
O galerista e mecenas Mathew B. Brady (1823-1896) foi o responsável pela cobertura fotográfica. Ele formou vinte equipes de fotógrafos correspondentes, que não só registraram os combates, mas as tecnologias usadas, como os canhões e as novas armas de tiro.
Brady também organizou a primeira agência de fotografia para comercializar as cenas da guerra e os retratos dos comandantes, comprados como suvenir.

Exposição: Landscapes of the Civil War
Onde: International Center of Photography (1.130 Fifth Avenue, NY)
Quando: de hoje a 10 de novembro

Texto Anterior: 'Trainspotting', frágil heroína da passagem do tempo
Próximo Texto: Chandralekha debate valores com a dança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.