São Paulo, terça-feira, 23 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Prelúdio" é publicidade

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

"Prelúdio à Guerra" foi o primeiro documentário da série "Why We Fight" (Por que Combatemos), realizada entre 1942 e 1945, sob supervisão do diretor Frank Capra.
A série tem importância histórica, em parte pelo que representava para o esforço de guerra: eram filmes de propaganda, cujo objetivo era explicar à população (a começar pelos pracinhas) o motivo do envolvimento dos EUA na Segunda Guerra Mundial.
Não era tão simples assim: os EUA vinham de anos de pacifismo. "Prelúdio à Guerra" representa, no mais, um feito no setor de filmes de propaganda, já que é quase todo um filme de montagem.
Seu trabalho: mostrar a ascensão dos totalitarismos nos anos 20 e 30, o perigo que representavam para a ideologia da liberdade e seus propósitos sombrios.
É óbvio, nessa altura dos acontecimentos, que por totalitários devemos entender os regimes de Berlim, Roma e Tóquio. Ninguém pensa em falar, nem em sonho, dos nossos amigos russos.
Talvez o maior achado de Capra seja a imagem de dois mundos paralelos: um é claro e gracioso; o outro, cinza e sinistro. O primeiro é o da liberdade. O segundo, visa impor a escravidão.
Dito isso, o encadeamento de imagens -imagens preciosas dos inimigos- é notável e resulta em um esforço de contrapropaganda admirável.
Em nenhum momento Capra apela aos sentimentos. Ao contrário, dirige-se à razão para convencer. Procura demonstrar, pelas imagens e falas dos chefes inimigos, que o objetivo do Eixo era fundado sobre a irracionalidade.
"Prelúdio à Guerra" é precioso como documento de época, além de mostrar os dotes de publicitário e montador de Capra.

Texto Anterior: Vídeos voltam ao Holocausto
Próximo Texto: Frieza de 'Destruição' impressiona
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.