São Paulo, quinta-feira, 25 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Investigação sobre aumento abusivo de preço é arquivada

Para conselheiro, nota técnica parece discurso de vereador

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As investigações abertas em 1992 contra os supostos aumentos abusivos dos preços de medicamentos terminaram no arquivo. O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) julgou ontem denúncias contra 23 laboratórios.
"A nota técnica do Ministério da Fazenda, que deveria fundamentar as denúncias, parece um discurso de vereador", disse durante o julgamento o relator do assunto, conselheiro Leônidas Xausa.
Logo após a liberação dos preços dos medicamentos, no final de 1992, Itamar Franco mandou o Ministério da Fazenda investigar supostos aumentos abusivos de cerca de 5.000 medicamentos.
Segundo o ex-presidente, os laboratórios teriam aumentado os medicamentos até 500% acima da inflação. O Cade seguiu parecer de sua procuradoria, que encontrou indícios de que os aumentos foram autorizados pelo próprio governo, durante negociações nas extintas câmaras setoriais.
Minasgás
O Cade aprovou ontem a compra da Minasgás pela SHV Energy, da Holanda.
Para o conselho, o negócio não traz prejuízo à concorrência, pois a Minasgás detém apenas 10,11% do mercado de gás de cozinha.

Texto Anterior: Juro maior nos EUA pode prejudicar Brasil
Próximo Texto: CEF financia casa própria para associados de fundo de pensão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.