São Paulo, sábado, 27 de julho de 1996
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Marketing de Maluf custa R$ 20,2 mi

XICO SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo gastou R$ 20,2 milhões com publicidade no primeiro semestre deste ano. Duas agências, a Duda Mendonça e Biondi & Associados receberam R$ 13,6 milhões destes recursos.
Os principais sócios dessas empresas, Nelson Biondi e Duda Mendonça, foram responsáveis pela campanha eleitoral do prefeito Paulo Maluf (PPB).
No momento, os dois trabalham no setor de comunicação da campanha de Celso Pitta, candidato de Maluf a prefeito de São Paulo.
As agências Duda Mendonça e Biondi & Associados ganharam duas concorrências públicas, segundo a assessoria da Secretaria Municipal de Planejamento, para realizar os serviços.
A assessoria informou que a primeira concorrência foi feita em 1994. A segunda, em 95. Ambas as empresas venceram por intermédio de um consórcio que contou também com a participação da Salles Publicidade.
Aumento de gasto
A previsão de gastos publicitários da prefeitura para este ano é de cerca de R$ 30 milhões. Este valor, no entanto, pode ser superado. O orçamento é flexível.
Em ano eleitoral, é comum, em todo o país, um crescimento significativo nas verbas para divulgar realizações e vender uma imagem positiva dos prefeitos.
No ano passado, Maluf gastou R$ 32 milhões com a publicidade. O orçamento inicial previa um investimento de R$ 26 milhões.
No seu último ano de mandato, a ex-prefeita Luiza Erundina, candidata do PT à prefeitura, chegou a gastar R$ 9,6 milhões com propaganda da sua gestão.
O publicitário Duda Mendonça disse ontem que não mistura publicidade de governo com campanha eleitoral: "Tenho uma empresa para cada atividade, exatamente para não confundir as coisas".
Segundo ele, sua agência cuida de contas de governos, como a da Prefeitura de São Paulo, e de propaganda de empresas. A Nove Marketing Político é responsável por campanhas eleitorais, como a de Celso Pitta.
"O dinheiro de uma não se mistura com o dinheiro de outra, e os sócios também são diferentes."
Na divisão de gastos da prefeitura, a Duda Mendonça ficou com R$ 6,1 milhões. A Biondi ganhou R$ 7,5 milhões. A Salles Publicidade recebeu R$ 2,9 milhões.
Os dados, divulgados ontem no "Diário Oficial" do município, mostram ainda os custos de anúncios e publicações oficiais obrigatórias, como atas e editais.
Procurado pela Folha, Nelson Biondi não foi localizado. Seus funcionários informaram que ele telefonaria para o jornal, o que não ocorreu até o fechamento desta edição.

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