São Paulo, sábado, 27 de julho de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiras mantêm a 'lei do silêncio' até na decisão

MAURICIO STYCER
DO ENVIADO A ATLANTA

As brasileiras Jacqueline e Sandra dividem com Adriana e Mônica o mesmo apartamento na Vila Olímpica.
As duplas ocupam dois quartos separados, com banheiros individuais e com uma cozinha comum.
Jacqueline e Sandra só foram para a Vila no último sábado. Antes disso, ficaram uma semana em uma casa alugada nos arredores do local da disputa, para treinarem.
"Toda noite, desde que estou aqui, fico virando de um lado para o outro na cama, pensando na disputa. Pela manhã, Jackie pergunta: 'Dormiu bem?' e eu respondo que sim", disse Sandra.
As duas duplas não pretendiam conversar entre si na véspera da partida final de hoje.
Só planejavam combinar com que uniformes jogariam (na partida pelas quartas-de-final, Jackie e Sandra jogaram de biquíni azul com detalhes em amarelo, enquanto Mônica e Adriana jogaram de biquíni verde e top amarelo).
Jackie e Sandra venceram as últimas seis partidas entre as duplas. "Elas formam a melhor dupla do mundo, mas vamos fazer o nosso jogo amanhã (hoje)", prometeu Mônica.
Elite
O torneio de vôlei de praia dos Jogos Olímpicos reúne a elite mundial do esporte, que desde 1987 disputa um circuito internacional anual, com etapas disputadas no Brasil, Itália, Austrália, Espanha e EUA, entre outros.
A última turnê mundial, da temporada 95/96, contou com jogadores de 29 países e foi disputada em praias dos cinco continentes, distribuindo um total de US$ 3,6 milhões em prêmios aos jogadores.
Inventores do vôlei de praia, nos anos 20, os norte-americanos participam comedidamente do circuito mundial. A maioria dos jogadores norte-americanos prefere disputar um circuito nacional, que atualmente distribui cerca de US$ 4 milhões em prêmios ao ano.
O vôlei de praia virou esporte olímpico em 1993, depois que o presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Juan Antonio Samaranch, assistiu um torneio internacional disputado em Copacabana, com público de 140 mil pessoas ao longo de uma semana.
Cerca de 600 atletas de 42 países disputaram o último campeonato mundial com vistas a obter uma vaga para os Jogos Olímpicos. A Federação Internacional de Voleibol (FIBV) classificou 24 duplas masculinas de 15 países e 18 duplas femininas de 14 países.
Polêmica
A classificação para os Jogos provocou insatisfação, tanto no Brasil quanto nos EUA. Atletas que não participavam do circuito mundial achavam que deveria haver um pré-olímpico especialmente para definir os jogadores selecionados.
A FIBV proibiu que isso ocorresse no Brasil, mas acabou aceitando que os americanos indicassem uma de suas duplas assim. Um dos melhores jogadores brasileiros, Loyola, que joga no circuito norte-americano, não pôde se candidatar a uma vaga pelo Brasil.
(MSy)

Texto Anterior: Zagallinho
Próximo Texto: REPERCUSSÃO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.